terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o tigre

NOME COMUM: Tigre

NOME EM INGLÊS: Tiger

NOME CIENTÍFICO: Panthera tigris

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnívora

FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS: COMPRIMENTO: Varia de 142 a a 2,60 m, até a raiz da cauda. A cauda pode Ter mais de 1 metro

ALTURA: 90 a 100 cm

PESO: 130 a 320 Kg

PERÍODO DE GESTAÇÃO: 100 a 108 dias

FILHOTES: 1 ninhada (1 a 4 filhotes) cada 3 anos. Os filhotes começam a separar-se da mãe aos 3 anos. Quando nascem os filhotes medem cerca de 30 cm e não pesam mais do que 1 quilo.

HABITAT: O habitat original do tigre foi Sibéria. Daí espalhou-se pela Índia, Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Java, Bali, Turquia e Cáucaso.

TEMPO DE VIDA: Tempo de vida médio de um tigre é de 20 anos. Os machos, em geral, vivem menos que as fêmeas.

CURIOSIDADES SOBRE O TIGRE: O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre-da-sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
A única maneira de saber se um tigre é macho ou fêmea é pela companhia ds filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
Os dentes caninos dos tigres são maiores que os de qualquer outro predador, sendo, por exemplo, no mínimo dez vezes mais compridos que o maior dente de um homem.
As listras da cara do tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois tigres com o mesmo padrão de listras.
O tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura.
Com todo seu peso e tamanho o tigre é capaz de se locomover com extrema graça e elegância e sem fazer o menor ruído.
Os tigres são suficientemente fortes para arrastar grandes presas por longas distãncias. Um único tigre, por exemplo, pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande seriam necessários cerca de 14 homens fortes.
Quando faminto um tigre grande pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição. Isso equivale a 1/5 do seu próprio peso.Os tigres são animais misteriósos e, possuêm códigos prórpios e inúmeras maneiras de se comunicarem entre si, por exemplo, eles tem a mania de arranhar arvores e deixar a marca de suas garras.
Os maiores tigres têm pêlos mais espesso e vivem nas partes mais frias da Sibéria.
Os tigres da selva são sensíveis ao calor e usam a água para refrescar-se. São ótimos nadadores e já houve casos de tigres nadarem mais de 5 quilômetros.
PELAGEM: A pelagem do tigre tem como cor de fundo o amarelo claro, que pode variar até o tijolo. Existem tigres em que a cor de fundo é branca.
O tigre possui garras fortes, dentes afiados e enfrenta qualquer animal. É o maior felino, mesmo velho, fraco e ferido poderá atacar o homem.
Hoje, o número de tigres não passa de 5 mil em todo o mundo. É um animal protegido, quer dizer, é proibido caçá-lo.
Os tigres correm muito depressa, principalmente no inverno, quando são mais ativos. A visão não é boa mas a audição e o olfato são muito aguçados. É na base do som e do cheiro que eles perseguem o veado e o antílope de que se alimentam. É um animal solitário, exceto na época do acasalamento, quando a fêmea e o macho compartilham o mesmo território.
Os tigres habitavam antigamente quase todo norte gelado da Ásia, outros viviam nas cordilheiras da Ásia central e muitos ainda habitavam as densas e úmidas florestas do sul. Vivendo em lugares diferentes, desenvolveram-se em várias subespécies, apresentando características diferentes. Embora possam viver em climas e ambientes variados, os tigres não conseguem conviver com o ser humano. Tantos foram os tigres abatidos pelo homem, que duas subespécies já foram exterminadas.

Nenhum comentário: