NOME COMUM: Otária
NOME EM INGLÊS: Northern Fur Seal
NOME CIENTÍFICO: callorhinus ursinus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Pinnipedia
FAMÍLIA: Otaridae
COMPRIMENTO: macho - 2,60 m e fêmea - 1,70 m
PESO: Machos pesam 450-600 libras (200-275 kg) Fêmeas pesam 90-110 libras (40-50 kg) PELAGEM: em tufos, metade dos quais perdida em cada muda Este mamífero têm pele muito espessa com duas capas. Há pêlos longos muito densos e impermeáveis; (o subpêlo é isolante e tem 54.000 pêlos por cm quadrado).
TEMPO DE VIDA: 20 anos
GESTAÇÃO: 11 meses
NÚMERO DE FILHOTES: normalmente um.
PESO DO FILHOTE AO NASCER: 7 kg
HABITAT: vive nas águas frias no Oceano Pacífico (sobre 32° latitude norte). Várias centenas de milhares dessas focas vivem ao largo das costas da África, Nova Zelândia, Austrália e ilhas Galápagos.
HABITOS: Possuem hábitos noturnos e são animais inteligentes e sociais vivendo em comunidade em grandes grupos em terra (chamado colônias) e grupos menores na água (chamado balsas). As áreas de procriação são chamadas viveiros.
DIETA: Otárias são carnívoros e caçam à noite (seus hábitos são principalmente noturnos). Eles comem peixe, calamar, e polvos.Eles não mastigam a comida; eles engolem em pedaços grossos grandes.
PREDADOR: As otárias são caçadas pelas Orcas, alguns tubarões, raposas, e leões marinhos.
A Otária, cuja existência tem sido ameaçada pela caça intensiva, está hoje protegida em muitas regiões. Seu pêlo espesso e brilhante é castanho, preto ou cinzento e, às vezes, uma combinação dos três. Tem a testa alta e o focinho mais pronunciado que outras espécies, como a foca-da-Califórnia. De pescoço longo e musculoso, a otária tem cauda curta e pés alongados que servem de remo. Várias centenas de milhares dessas focas vivem ao largo das costas da África, Nova Zelândia, Austrália e ilhas Galápagos. Não são migratórias, mas empreendem longas viagens de até 1300 km em busca de alimento.
Na ordem Pinnipedia (que inclui focas e morsas), somente a otária apresenta muda de pêlo, que ocorre no fim do verão. Em novembro, na época do acasalamento, as otárias reúnem-se em grandes grupos. Cinco ou dez fêmeas formam um harém. Após uma gestação de onze meses, nascem os filhotes, geralmente um único por ninhada. Pesam então cerca de 7 kg. Seu pêlo lanoso cai depois de quatro meses para ser substituído por uma pelagem de cor verde-oliva e branca; com um ano, essa pelagem é cizento-dourada. Durante dez meses, os filhotes são alimentados semanalmente.
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário