terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o macuco

NOME COMUM: macuco - macuca

NOME EM INGLÊS: Solitary Tinamou

NOME EM ESPANHOL: Macuco Grande, Macuco e Tinamú Macuco

NOME CIENTÍFICO: Tinamus solitarius

FILO: Chordata

CLASSE: Aves

FAMÍLIA: TINAMIDAE

ORDEM: Tinamiformes

TAMANHO: 52 cm

PESO: O macho pesa de 1200 g a 1500 g e a fêmea de 1300 g a 1800 g.

COR: Ave inconfundível pela coloração do dorso pardo azeitonado e ventre cinza-claro.

ALIMENTAÇÃO: alimenta-se de frutos caídos, folhas, sementes duras e também de alguns pequenos artrópodes e moluscos.

DISTRIBUIÇÃO: A espécie se distribui por todas as regiões florestadas do Brasil Oriental, indo de Pernambuco ao Rio Grande do Sul, incluindo Minas Gerais, Sul de Goiás e Sudeste de Mato Grosso. Ocorre também no Paraguai e Argentina.

HABITAT: Vive em floresta, mas pode ser encontrada em áreas como córregos e grotas de difícil acesso.

HABITOS: Desconfiados, imobilizam-se instantaneamente de pescoço ereto, parte posterior do corpo levantada ou deitam-se; algumas vezes. Quando assustados e perseguidos, fingem-se de mortos. Escondem-se ocasionalmente em buracos. Levantam vôo apenas como último recurso pois são muito pesados e retilíneos, o que dificulta evitar os obstáculos. Gostam de tomar banho de poeira além de banhos de sol. A sua plumagem freqüentemente adquire, por estar impregnada, a cor da terra local. Sob chuva adquirem forma ereta (sua silhueta então assemelha-se à de uma garrafa) deixando a água escorrer sobre a plumagem. Empoleira-se para dormir e andam em casais.

REPRODUÇÃO: Cor do ovo: Verde-turquesa ou azul. A fêmea põe os ovos no intervalo de três a quatro dias, completando a postura com seis ovos.
O macho se incube da tarefa de chocar e criar filhotes, sistema de reprodução que envolve a poligamia. Não se empoleiram enquanto se dedicam a essa tarefa.

SOM: Voz: piado grave, monossilábico "fón"; tanto o macho como a fêmea podem piar mais grosso ou mais fino ou sustentar a nota por tempo variável.
Clique aqui e ouça o piado.

PREDADORES NATURAIS: gato-do-mato, raposa, guaxinins, furões, gambás e iraras, além dos gaviões e corujas. Também os ninhos podem ser saqueados por cobras, macacos e outros carnívoros.

AMEAÇA: Estão ameaçados pela destruição ambiental e pela caça indiscriminada. Um novo perigo são as caçadas noturnas facilitadas pelas modernas e possantes lâmpadas que não tem dificuldade em localizar a ave no poleiro.

CARACTERÍSTICAS: O Macuco foi presentado a ciência por Vieillot en 1819. É o maior dos representantes meridionais da familia Tinamidae.

Nenhum comentário: