quarta-feira, 30 de julho de 2008

tudo sobre o coloco-preto-e-branco-ocidental



NOME COMUM: Colobo-preto-e-branco-ocidental

NOME EM INGLÊS: Angolan black and white colobus or Colobus Monkey

NOME CIENTÍFICO: Colobus polykomos angolensis

REINO: Animal

FILO: Chordata

CLASSE: Mamalia

ORDEM: Primatas

FAMÍLIA: Cercopithecidae

SUBFAMÍLIA: Colobinae

GÊNERO: Colobus

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: África Central. Angola, a República Democrática de Congo (o Zaire), Ruanda, Burundi, Zâmbia, Quênia, Tanzânia,.

HABITAT: O colobo prefere florestas primárias e secundárias, floresta fluvial, e gramado arborizado. Vivem em grupos sociais consistindo em um adulto macho com muitas fêmeas e seus filhotes. Um total que varia de 6 a 20 indivíduos.

ALIMENTAÇÃO: Frutas, plantas e insetos. Nos zôos são alimentados com frutas e vegetais além de ração para macacos.

TEMPO DE VIDA: 20 a 30 anos

TAMANHO: 76 cm

PESO: de 7 a 13 kg

GESTAÇÃO: aproximadamente 6 meses

REPRODUÇÃO: depois de uma gestação de 6 meses a fêmea deixa o grupo para dar a luz e retorna um dia depois com seu bebe recém-nascido. No início a fêmea segura o bebe em seus braços, passado algumas semanas ele está forte suficiente para agarrar nas costas da mãe e poder se segurar sozinho.

DESMAME: O filhote é desmamado com aproximadamente sete meses mas depois de 6 semanas de nascido já começa a se alimentar de folhas.

PREDADORES: Leopardos, grandes águias e o homem.

STATUS: Razoavelmente comum ao longo da África equatorial. Listado como baixo risco pelo IUCN (The Word Conservation Union). Muito caçado no século IX a população global foi muito reduzida. Algumas tribos africanas usavam seus pêlos longos como adornos na cabeça em cerimônias. Hoje o número de indivíduos é estável e são bastantes estáveis em número, mas a perda do habitat ainda é uma ameaça.

CÔR e PELAGEM: O colobo possui o pêlo branco e preto. A sua coloração serve de sinais para outros do grupo. Os filhotes nascem brancos e se tornam gradualmente pretos em alguns meses depois.
O colobo é o mais arbóreo de todos os macacos africanos e raramente desce ao chão. Usa os galhos das árvores como trampolim para saltar de uma árvore para outra e podem atingir pulos de até 15 metros. Acredita-se que os pêlos longos e o rabo servem como pára-quedas durante seus longos pulos.

SIGNIFICADO: O nome colobus deriva de uma palavra que significa “um mutilado” porque diferentemente dos outros macacos eles não possuem o dedão. Seus dedos são longos e permitem pular de uma árvore para outra.

SOM: Algumas vezes eles arrotam um na cara do outro como sinal social amigável. O som é uma chamada de advertência dos machos e seu território é bem definido sendo defendido pelo macho e muitas vezes pelas fêmeas.

ESTUDO: Os habitantes dizem que eles podem prever o tempo, pois ficam quietos quando o tempo ruim está por vir.
Uma lenda árabe diz que um macaco colobo rasgará sua pele quando estiver ferido. A lenda africana diz que estes macacos são “mensageiros dos deuses” por causa do hábito de empoleirar nos topos das árvores ao amanhecer, sentado silenciosamente como se estivesse fazendo uma oração.

Nenhum comentário: