terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o ferret


O Ferret Na Sua Casa

O Ferret é um excelente animal de companhia. Eles dormem quase o dia inteiro, mas quando acordados brincam sem parar, mesmo quando estão mais velhos. O Ferret não é um animal noturno e vai se acostumar com os horários do seu dono. Assim, quando você não estiver em casa, ele estará dormindo, mas vai acordar quando você chegar.
Normalmente os Ferrets são mantidos em gaiolas e não se importam com espaços pequenos, mas precisam sair para brincar pelo menos algumas horas por dia. Também se acostumam a passear usando coleiras ou dentro de bolsas de transporte feitas para eles.
Quando se faz a opção de deixá-los soltos em casa, num quarto, por exemplo, deve-se verificar todas as tomadas, móveis e objetos que possam machucá-los. Eles aprendem a usar "banheiros" como os usados pelos gatos e não costumam fazer sujeira pela casa.

Alimentação

Os Ferrets precisam de alimentação rica em proteínas. Existem rações específicas para eles, mas são difíceis de encontrar aqui no Brasil e geralmente são caras. Os criadores recomendam a utilização de ração para gatos como substituto.
Além deste alimento, podemos dar-lhes guloseimas. Existem alguns próprios para Ferrets, mas a maioria deles gosta muito de frutas, como banana, uva passa e pedaços de pão.
NUNCA devemos dar doces, chocolate ou sorvete para um Ferret.

Hábitos

Quando se tem um Ferret, é preciso ter cuidado, pois estes animais são muito curiosos e gostam de entrar dentro de armários, gavetas, caixas, etc. Objetos pequenos, como chaves, borrachas e brinquedos podem ser "roubados" pelo animal, que irá escondê-los pela casa.
Alguns deles escondem comida em locais secretos, onde também colocam seus brinquedos e coisas que acham pelo seu ambiente. Se uma bolsa for deixada perto, eles vão entrar e sair carregando alguma coisa!
O Ferret normalmente não morde nem arranha. Algumas vezes podem abrir a boca como se fossem atacar, mas somente se sentirem ameaçados ou se estiverem brincando. Mordidas ocasionais durante as brincadeiras não costumam doer, pois os dentes, apesar de grandes, não têm muita força.
É um bom companheiro para brincar. Ele pode aprender truques, atender quando chamado e se apega muito ao dono. Precisam de atenção e podem se sentir muito sozinhos se não forem "chamados para brincar". Se dá muito bem com crianças, já que não se cansa e é muito ágil.

Higiene

O Ferret exige alguns cuidados como outros animais domésticos. Eles precisam que suas unhas sejam cortadas, porque quando crescem podem estragar tapetes, sofás ou machucar durante brincadeiras.
Os Ferrets tem um odor característico que pode incomodar algumas pessoas. Para isso podemos usar perfumes para gatos, sem álcool, encontrados em pet shops, mas sempre em pequena quantidade. Os Ferrets podem tomar banhos, geralmente a cada 15 dias, com shampoo para Ferrets ou para gatos. Deve-se usar água morna e tomar cuidado com os olhos, boca e nariz. As orelhas devem ser limpas com um cotonete. Devemos lembrar que são animais muito delicados e por isso devem ser tratados com gentileza durante este cuidados para não machucá-los.

Saúde

O Ferret deve ser vacinado quando filhote;geralmente são vendidos com as primeiras vacinas já tomadas. Eles estão sujeitos à Raiva e Cinomose (comum nos cães). Estas duas doenças são fatais para estes animais, que morrem rapidamente quando doentes.
Ferrets adultos também devem tomar reforço anual destas vacinas. ATENÇÃO: a vacina de Ferrets não é a mesma usada nos cães. Peça ao veterinário a vacina específica para esta espécie.
Assim como outros animais, podemos ter problemas com pulgas, embora seja raro. Este animal só terá este problema se tiver contato com outros animais muito infestados.
Outra doença é a gripe. Eles podem "pegar" de seus donos ou passar para eles. Se o seu animal ficar doente, geralmente descanso, água e comida são suficientes, mas consulte seu veterinário.

Curiosidades


O Ferret possui uma habilidade incrível. Alguns aprendem a abrir portas, caixas e até mesmo zíper de malas.
Adoram brinquedos de borracha, especialmente os que fazem barulho. Mas tome cuidado para seu animalzinho não engolir pedaços acidentalmente.
Adoram brincar dentro de meias e sacos plásticos. Costuma se divertir muito com labirintos, pilhas para escalar e "novos desafios".

Nenhum comentário: