quarta-feira, 30 de julho de 2008

tudo sobre o cao de agua

Outros nomes: Cão de pescador

Origem: A sua origem perde-se nos tempos. Contudo, julga-se que pode ter chegado a Portugal pela mão dos habitantes do Norte de África, quando estes invadiram o território que agora corresponde a este país.

Aptidões naturais: Dadas as suas especiais aptidões, gosto e vontade permanente de brincar na água, foi desde sempre companhia dos navegadores portugueses que, pelo mar fora, faziam grandes travessias oceânicas à descoberta de novas terras. Era nessa altura um óptimo ajudante e uma companhia inestimável nas naus, fazendo muitas vezes o papel de mensageiro que fazia circular missivas com ordens ou informações urgentes entre navios.Durante centenas de anos, foram também companhia de pescadores artesanais que com eles partilhavam os bons e os maus momentos a bordo de pequenos barcos. Sempre prontos para se atirarem à água em busca de algum objecto que caísse borda fora, eram o melhor e mais fiel amigo dos homens do mar.Está nesta altura a ser reintroduzido como cão de trabalho e a ser treinado como cão de busca e salvamento em ambientes marinhos ou fluviais.Quase desapareceram Outrora disseminados um pouco por toda a costa portuguesa, aos poucos a sua presença foi-se tornando cada vez menos frequente, ao ponto de a certa altura praticamente já só existir na costa algarvia. Nos anos 50 e 60 do século XX, a raça esteve à beira da extinção, havendo apenas umas poucas dezenas de exemplares, e foi a partir desses últimos animais que um grupo de pessoas apreciadoras das características desta raça se interessou pela sua manutenção. Tiveram assim origem as actuais linhagens, quer as dos criadores portugueses, quer as dos criadores estrangeiros que demonstram especial interesse por estes cães.

Temperamento: Os cães de água portugueses são meigos, leais e de extrema obediência, estabelecendo laços de cumplicidade muito intensos com os donos.Não são agressivos, tendo facilidade de relacionamento com desconhecidos. Também têm facilidade em estabelecer contactos com outros cães. Com crianças, comporta-se como se fosse apenas mais uma delas, participando nas suas brincadeiras e estando sempre pronto para uma corrida ou para um passeio.É, no entanto, um excelente guarda e protector, quer das crianças quer do seu espaço.A água é a sua perdição, é como se fosse o seu elemento natural.

Nadador: Estes cães adoram nadar, seja num lago calmo ou no mar mais agitado. Possuem nas suas patas umas membranas interdigitais, semelhantes às encontradas nas aves palmípedes, que lhes permitem nadar com extrema facilidade.

Difícil de encontrar: Ao contrário de outras, não é uma raça muito encontrada como cão de companhia. Não existem muitos criadores, nem é particularmente fácil de encontrar à venda no grande circuito comercial de lojas de animais, apesar de ser é um excelente companheiro e fiel amigo para ter ao seu lado.Para adquirir um cão desta raça, deve de procurar um criador.

Tamanho: Machos entre 50 e 57 cm de altura.Fêmeas entre 43 e 52 cm de altura.

Pelagem: Encontram-se dois tipos de pelo, um comprido e ondulado e outro mais curto e encaracolado.É um cão com pêlo pouco agressivo para pessoas com a tradicional alergia aos pelos de cão.

Cores mais comuns: Branco, preto, castanho ou branco malhado.

Nenhum comentário: