Nome comum: Mariposa-luna
Nome em ingles: Luna Moth
Nome científico: Actias luna
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Saturnidae
Características: Membro do grande grupo de boboletas a que pertenve o bicho-da-seda
Comprimento: 12 centímetro com a cauda
Envergadura: 15 centímetros de envergadura (de uma ponta a outra da asa)
Alimento: folhas de árvores de madeira dura
Distribuição: Esta mariposa é encontrada na América do Norte. Estados Unidos, México e Canadá
Habitat: Reprodução: Os machos possuem bom faro e durante a época de acasalamento as fêmeas emitem um odor atraindo os machos que usam suas antenas para captar este odor conseguindo senti-lo a mais de 6 quilômetros de distância. As fêmeas após o acasalamento, colocam os ovos que deles nascem lagartas com cabeças enormes, estas crescem e mudam de cor.
A Mariposa passa por vários estágios até chegar a forma de borboleta: Ovo, larva, pupa e adulto.
Ovos: As fêmeas botam 100-300 ovos, 4-6 ovos de cada vez, no lado inferior de folhas de nogueira, e eles incubam durante oito a treze dias, dependendo do clima. Nesta época nascem pequeninas larvas que se alimentam continuamente dessas folhas. Quando essas largatas atingem um comprimento de 8 cm, elas fazem um casulo. No outono, o casulo cai no chão e ali passa o inverno. Na primavera, uma linda mariposa sai do casulo. Se é um macho, logo procura uma fêmea, atraido pelo seu cheiro. Após o acasalmento, os ovos são depositdos e o ciclo assim recomeça.
Características: As mariposas não têm boca e por isso não podem comer, apenas sugam os alimentos, sendo assim, na fase das lagartas elas necessitam se alimentar muito bem e passam o tempo todo comendo folhas. Os casulos destas lagartas são tecidos com fios de seda produzidos por elas. Dentro deste casulo as lagartas vão se transformando em mariposas, quando esta transformação termina, elas furam o casulo com os espinhos aguçados que possuem nas asas e libertam-se para o vôo.
Características físicas : Ela é de um verde belissimo, com manchas em forma de lua nas quatro asas, daí o seu nome. As asas inferiores são alongadas para trás formando dois delicados rabos-de-andorinha.
Como a maioria dos insetos, a mariposa-luna já está na lista das espécies ameaçadas. O uso de inseticidas e o corte de matas estão reduzindo seu número
terça-feira, 29 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário