quarta-feira, 30 de julho de 2008

tudo sobre o ceratossauro

Nome Comum: Ceratossauro

Nome em Inglês: Ceratossaurus

Nome Científico: Ceratosaurus nasicomis

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Reptilia

Superordem: Dinosauria

Ordem: Saurischia

Subordem: Theropoda

Infraordem: Ceratosauria

Micro-ordem: Família: Ceratosauidae

Gênero: Ceratosaurus

Distribuição geográfica: América do Norte e Portugal

Época: final do período Jurássico, ao redor de 150 milhões de anos atrás.

Peso: Cerca de 1 tonelada

Tamanho: ao redor 6 a 8 metros em comprimento, 2.5 metros altura

Alimentação: Carnívora. Não era o maior dos predadores de sua época, mas era suficientemente grande para abater grandes herbívoros.

Velocidade: Significado do nome: " largato de chifre nasal", devido à protuberância que possui no focinho.

Descoberto: descoberto na Formação Morrison da América do Norte, na Tanzânia e em Portugal. a especie foi descrita em 1884 por O. C. Marsh, (paleontólogo americano nascido em Nova York) e redescrito por Gilmore em 1920.

Espécies: C. nasicomis; C. ingens; C. dentisulcatus; C. magnicomis

Características: É um parente do Alossauro, mas ao contrário de todos os outros grandes terópodes que viveram após ele, tinha quatro dedos nas patas superiores. Além disso tinha estranhas protuberâncias ósseas sobre os olhos.
O Ceratossauro viveu ao lado de dinossauros como Allosaurus, Torvosaurus, Apatosaurus, Diplodocus, e Stegosaurus. Pode ter competido com Allosaurus pela presa, entretanto era menor ao redor 6 a 8 metros em comprimento, 2.5 metros altura, e pesando 500 kg até 1 tonelada.
O Ceratossauro teve um corpo mais longo, mais flexível, com um rabo fundo amoldado como os dos crocodilos. Isto sugere que fosse um nadador melhor que o Allosaurus. Um recente estudo por Bakker sugeriu que Ceratosaurus geralmente caçasse presa aquática, como peixes e crocodilos, embora tinha potencial para se alimentar dos grandes dinossauros.

Nenhum comentário: