terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre a jabutipiringa

Origem: Brasil.

Tamanho: até 50 cm.

Hábitos: diurnos e terrestres.

Terrário: espaço mínimo de 3 x 2 x 1 m com terra ou grama e plantas naturais. Pouca umidade (10 %) e temperatura entre 26 e 32 ºC.

Reprodução: ovíparo.

Manuseio: não gostam de ser manuseados, porém não são agressivos. Caracteriza-se pela carapaça relativamente alongada. Em geral é de colorido mais vivo que Geochelone denticulata. Possui as escamas da cabeça e da pata de cor vermelha.

Alimentação: Alcon Club Répteis Jabuti, como alimento principal, complementado com Alcon Club Répteis Legumes e Frutas, acrescidos de Labcon Reptovit

Cativeiro: no Brasil e em países de clima tropical, normalmente são mantidas em terrários abertos.
Nestes recintos é importante que o chão seja gramado e não de terra batida, muito menos concreto ou qualquer outro tipo de solo abrasivo. Os machos no período reprodutivo caminham encaixados sobre as fêmeas e tendem a pôr o pênis em contato com o solo, que se for abrasivo pode resultar em graves feridas.
Dadas as particularidades anatômicas dos Jabutis, a água deve ser fornecida em recipientes rasos e enterrados ao mesmo nível do solo, de maneira que não existam dificuldades para os animais beberem.
Nas regiões de clima frio, é importante que existam abrigos no próprio recinto, onde os animais possam ser recolhidos à noite.
O aquecimento desses abrigos pode ser feito por lâmpadas estrategicamente dispostas, cuja única função seja aquecer e não iluminar.

Reprodução: Importante que os machos sejam bem maiores do que as fêmeas, para que no momento da cópula consigam conter a fêmea pressionando-a contra o solo e procedendo efetivamente a cópula.
Se os machos forem do mesmo tamanho ou menores, a fêmea pode começar a andar obrigando o macho a fazer o mesmo, dificultando ou mesmo inviabilizando a cópula.
Têm-se observado posturas pouco numerosas, compostas por aproximadamente 6 ou 7 ovos, mas alguns autores mencionam posturas de 15 a 20 ovos.

Nenhum comentário: