segunda-feira, 28 de julho de 2008

tudo sobre o jacaré-açu


NOME COMUM: Jacaré-Açu
OUTROS NOMES: Caimão - preto, jacaré - aruará, jacaré - açu ou jacaré - gigante.
CLASSE: Reptilia
ORDEM: Crocodylia
FAMÍLIA: Alligatoridae
NOME CIENTÍFICO: Melanosuchus niger
NOME EM INGLÊS: Black Caiman
NOME EM ESPANHOL: Caimán Negro
COMPRIMENTO: Atinge até 6 metros de comprimento.
COMPRIMENTO AO NASCER: 30 cm
PESO: até 300 quilos de peso
OVOS: 40 a 50 ovos postos uma vez por ano
TEMPO DE VIDA: vive entre 80 e 100 anos
CARACTERÍSTICAS: Focinho grande e curto. 4º Dente não visível com a boca fechada. Placas ósseas na barriga.
Distribuição geográfica e habitat: Vive nos rios, igarapés e lagoas da Amazônia.
HÁBITO ALIMENTARES: É um animal carnívoro, se alimenta de quase todos os animais da floresta, desde peixes até aves e mamíferos. Alimentam-se inclusive de piranhas.
HABITAT: Habita os rios e lagos da bacia amazônica.
REPRODUÇÃO: A fêmea faz um ninho na vegetação na beira do lago, onde coloca seus ovos que após 01 mês de incubação, eclodem. Ao contrário das maiorias dos répteis, as fêmeas de jacaré costumam proteger os ninhos e filhotes. O acasalamento dá-se na água, mas a fêmea bota os ovos na margem.
CURIOSIDADES:O jacaré açu também é conhecido como jacaré preto, é o maior dos jacarés sul-americanos, podendo chegar a medir 6 metros de comprimento. Hoje em dia é muito raro encontrá-lo, já que é muito caçado para uso de sua pele. Fazendeiros não gostam de jacarés açus por perto pois representam algum perigo para as pessoas e suas criações, e normalmente os matam. Tem um couro muito cobiçado, é uma carne saborosa, apreciada por muitos moradores da região. Por isso esta na lista de animais ameaçados de Extinção.
Nadam com o movimento ondulante da cauda. Olhos e narinas são salientes, permitindo-lhes ficar semi-submersos como um submarino.
O jacaré açu deve temer mais seus inimigos quando ainda é jovem. Se não é comido no ovo por carnívoros ou grandes cobras, corre o risco de ser devorado, assim que nasce, pela jibóia ou por outros jacarés adultos.

Nenhum comentário: