quarta-feira, 30 de julho de 2008

tudo sobre a tartaruga da Amazonia

Nome vulgar: TARTARUGA DA AMAZÔNIA

Classe: Reptilia

Ordem: Chelonia

Família: Pelomedusidae

Nome científico: Podocnemis expansa

Nome inglês: Arrau turtle

Distribuição: Norte do Brasil, Guianas, Venezuela e Colômbia

Habitat: Baías dos grandes rios

Hábito: Diurno

Comportamento: Grupo

Longevidade: Acima de 100 anos

Época reprodutiva: Outubro a março

Reprodução: Incubação: 250 dias

Alimentação na natureza: Vegetais e peixes

Alimentação em cativeiro: Vegetais, peixes, carne moída e ração

Causas da extinção: Seus ovos e filhotes são utilizados como alimento pelos moradores da Região Amazônica.

Caracteristicas e curiosidades: Este réptil é um quelônio de água-doce, que habita o rio Amazonas e seus afluentes. Além de Tartaruga-do-amazonas, é conhecida também como Tartaruga Verdadeira.
O casco da Tartaruga-do-amazonas tem forma oval, sendo que os ossos são cobertos por um escudo córneo. Na carapaça, observamos um colorido preto, marfim ou alaranjado, com manchas escuras regulares. Possui patas curtas e potentes, sendo a anterior com cinco unhas e a posterior com quatro unhas. A cabeça é achatada e pequena e nela localizam-se os olhos, as narinas (na parte superior do focinho) e a boca.
Seu tamanho na fase adulta é de 80 cm de comprimento e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg. Sua média de vida é acima de 100 anos.
Os inimigos naturais da Tartaruga-do-amazonas, quando filhotes, são os urubus, as piranhas, os jacarés, os jaús e alguns peixes grandes.
A época de reprodução desses répteis vai de setembro a dezembro, quando a tartaruga enterra uma média de 60 a 100 ovos em um buraco de 44 a 56 cm de profundidade, espalhando areia para cobri-los e camuflar o local. Dentro de 45 a 60 dias depois nascem as tartaruguinhas, que imediatamente correm para o rio. O local da postura é chamado de tabuleiro.
Os filhotes alimentam-se de pequenos peixes e plantas aquáticas. O alimento preferido das tartarugas adultas são as frutas, que variam conforme os meses do ano, devido à época de amadurecimento.
Apesar do nome, a "Tartaruga-do-amazonas" é, na verdade, um cágado, já que a tartaruga é um termo empregado aos quelônios marinhos.
A Tartaruga-do-amazonas é utilizada como fonte de alimento e de óleo (para abastecer lampiões e lamparinas), matéria-prima para cosméticos, sua carapaça como bacia e sua pele é boa para fazer tamborins e tabaco. Ela correu risco de extinção na década de 70, ao ser construída a Transamazônica.

Nenhum comentário: