terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o poderoso gorila


NOME COMUM: Gorila

NOME EM INGLÊS: Gorilla

NOME CIENTÍFICO: Gorilla gorilla

SUB-ESPÉCIES: Gorilla gorilla gorilla (planícies) e Gorilla gorilla beringei (montanhas).

FILO:Chordata

CLASSE:Mammalia

ORDEM: Primatas

FAMÍLIA: Pongidae Gigantescos, fortes, imponentes, os Gorilas exercem uma atração magnética, e também inspiram medo! Habitantes das florestas da África Central e ocidental, vivem em grupos de 05 a 40 indivíduos.
São vegetarianos, e um gorila adulto pode consumir até 30 kg de comida em um dia. Atingem a maturidade sexual aproximadamente aos 07/08 anos.

GESTAÇÃO:A gestação das fêmeas é de 09 meses, como a dos humanos. Podem atingir 2m de altura e pesar de 140 a 275 kg. Mas as fêmeas sempre são menores. Alguns exemplares da espécie em cativeiro, chegam a pesar 300 Kg, pela fartura e constância dos alimentos oferecidos, enquanto que na selva, os obstáculos para a obtenção do alimento, são maiores. Os machos tornam-se adultos aos 18 anos e as fêmeas aos 15 anos.
CARACTERISTICAS:Os gorilas possuem uma caixa toráxica com uma massa imponente, não possuem cauda e as mãos e os pés são grandes. A arcada superciliar é proeminente e acaba parecendo maior devido a espessura da pele e dos supercílios grossos.
Seus olhos são pequenos e castanhos. O nariz achatado, alargando-se para os lados. Boca larga, lábios espessos, muito semelhantes ao dos homens. As orelhas são menores que as de chimpanzés, mas maiores que a dos homens. Possuem o pescoço curto, dando a impressão da cabeça estar enterrada no tronco. As espáduas e o dorso são largos, ligeiramente arqueados. Possuem cinco dedos, sendo que, os três do meio grossos e unidos por uma membrana até a altura da 3a. falange. O pêlo é macio, longo e recobrindo o corpo todo. Orelhas, mãos e pés são nus. Possuem uma dentadura poderosa, com caninos que podem causar ferimentos mortais. Os gorilas se dividem em 2 subespécies reconhecidas pelos primatologistas, pois representam populações isoladas geograficamente, e que possuem certas diferenças. As duas populações de gorilas são as dos gorilas negros e a dos gorilas prateados. As denominações são: Gorilla gorilla gorilla (planícies) e Gorilla gorilla beringei (montanhas).
A 1a. espécie vive na região ocidental da floresta equatorial e a 2a. mais para leste, próximos ao Lago Kivu e dos Vulcões Virunga, no antigo Congo. Estas espécies estão separadas por uma distância de 1.000 km. Os gorilas gostam da luz crepuscular das florestas densas, se deslocam sobre os quatro membros e arrancam das árvores os ramos e folhas que pode alcançar, as vezes subindo em árvores para colher frutos. Na parte da manhã e da tarde, perambulam devorando sua comida e a noite escolhem árvores para poder dormir.
Os machos preparam para as fêmeas grávidas, ninhos em árvores de cinco a oito metros de altura, que são feitos de ramos e folhas. Após a fêmea dar a cria ela abandona este ninho feito pelo macho. Na época da reprodução, as fêmeas são disputadas pelos machos.Sua tática de defesa é correr em direção ao inimigo batendo vigorosamente com as mãos fechadas em seu peito, sendo que dificilmente completam o ataque. Em cativeiro, tornam-se animais tímidos, retraídos e melancólicos, na maioria das vezes se apegando a um tratador. Quando fêmeas são mortas nas florestas, os bebês gorilas se agarram a elas, tornando-se presas fáceis para os caçadores. Muitas famílias de gorilas eram e ainda são mortas, tentando proteger seus filhotes. No Congo, centro-oeste da África, a caça e captura de gorilas é ilegal, mas para o governo, a proteção a eles não é uma prioridade, por isso, gorilas são uma raça em extinção.

Nenhum comentário: