terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o cisne - de - pecoço - preto

Nome Comum: Cisne-de-pescoço-preto

Nome Científico: Cygnus melanocoryphus
Inglês: Black-necked Swan
Francês: Cygne à cou noir
Espanhol: Cisne Cuello Negro
Dinamarca: Schwarzhalsschwan

Reino: Animália

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrado

Classe: Aves

Ordem: Anseriformes

Família: Anatidae

Gênero: Eurypyga

Distribuição geográfica: Sul da América do Sul

Habitat: Lagos, lagunas e pântanos

Hábitos alimentares: Onívoro

Reprodução: No estado selvagem, a estação de procriação começa em Julho e estende-se até Novembro. Os ninhos são normalmente construídos perto da água, em vegetação grossa. Utilizam muitos paus e palhas para cobrirem os ovos. A fêmea põe entre três a seis ovos que eclodem após 36 dias de incubação. A fêmea choca os ovos enquanto o macho preocupa-se em proteger o território.

Comportamento: os cisnes-de-pescoço-preto são muito bons pais. Por vezes podemos avistar os filhotes passeando montados nas costas dos pais.

Tempo de vida: Aproximadamente 25 anos

Tamanho: 1 m de comprimento

Alimentação: Plantas aquáticas, sementes, vegetais, pequenos insectos e moluscos.

Estatuto de conservação: É considerada uma espécie ameaçada.O cisne-de-pescoço-preto pode figurar na lista das preciosidades ornitológicas. Distribuído pelo sul do Brasil e Chile, é também encontrado no Uruguai, Paraguai, Argentina, Terra do Fogo e Ilhas Falkland. Sendo um pouco menos que seus parentes do hemisfério norte, o cisne-de-pescoço-preto atinge 1 m de comprimento; é todo branco, com exceção da cabeca e do pescoço, que são pretos. Tem uma carúncula vermelha sobre o bico e uma listra branca que corre dos olhos até a nuca.

Curiosidade:O Cisne-de-pescoço-preto é ave gregária e de hábitos sedentários. Vive perdo das lagoas e, particularmente, próximo ao mar, alimentando-se de plantas aquáticas. É excessivamente arisco e, quando pressente o perigo, levanta vôo com grande alarido. Desajeitado no andar, precisa correr alguma distância para levantar vôo. Produz com as asas um ruído especial que, mesmo nos vôos em bando, se mantêm cadenciado, pois todos os elementos do grupo batem as asas ao mesmo tempo.

Nenhum comentário: