terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o glutao


Nome Comum: Glutão ou Carcaju

Nome em inglês:Wolverine

Nome em espanhol: El glotón

Nome científico: Gulo gulo

Filo: Chordata

Classe: Mammalia

Ordem: carnívora

Família: Mustelidae

Comprimento: mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 40 cm.

Altura: 40 cm

Peso: até 30 kg

Reprodução: A época de reprodução decorre durante o Verão, mas a implantação dos embriões no útero é atrasada até ao início do Inverno. A gestação só é bem sucedida se a fémea tiver acesso a uma fonte abundante de alimentos.

Filhotes: As crias nascem na Primavera em ninhadas de 3 ou 4 e desenvolvem-se muito rapidamente. Ao fim de um ano, os juvenis adquirem o tamanho adulto e a maturidade sexual.

Tempo de gestação: 7 a 9 meses

Tempo de vida: 17 anos

Distribuição geográfica: Vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá.

Alimentação: O glutão é um animal onívoro, com uma componente importante de carne na sua dieta. Tem uma dieta que pode incluir qualquer coisa de ovos até cervo. O glutão é capaz de derrubar presa até cinco vezes maior que ele. É equipado com garras grandes e com blocos em seus pés que permitem perseguir as presas em neve funda. Alguns caçam espécies que incluem rena, cervo, ovelha selvagem, e alce.

GLUTAO É RAPIDO:O glutão pode ser muito rápido quando está no ataque, chega alcançar uma velocidade de 48 km por hora. Descrição física: Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curto e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio.

Habitat: habitam florestas boreais, montanhas ou planícies abertas e matos. Eles constroem camas ásperas de grama ou folhas em cavernas ou fendas de pedra, em covas feitas por outros animais, ou debaixo de uma árvore caída. Eles constroem os ninhos ocasionalmente debaixo da neve.

Comportamento: Os glutões são animais praticamente terrestres. Eles podem escalar árvores com grande velocidade e podem ser excelentes nadadores. Os glutões andam aos pulos e possuem grande resistência. Podem mover-se de 10 a 15 km sem descansar, embora a velocidade média é de 15 km por hora. Eles podem cobrir até 45 km em um dia nas suas atividades. Glutões são animais com hábitos noturnos, mas eles são freqüentemente ativos na luz do dia. Estes animais não hibernam na época da neve por isso são ativos durante o ano todo, até mesmo no tempo mais severo. Em geral, os glutões são solitários (menos na época de procriação) e territoriais e não toleram os indivíduos do mesmo sexo em seus territórios. Os territórios são marcados com secreções de glândulas de cheiro anais e urina.

Predadores: Pelo fato de serem muito fortes, rápidos e agressivos possuem poucos predadores naturais. Somente são ameaçados por caçadores, lobos e grandes ursos.
Parecido com um urso pequeno, o glutão possui também o nome em inglês de wolverine e tem fama de enfezado e valente, pois enfrenta animais maiores que ele.
Parece algum herói mutante que você conhece? Corajoso como o herói que inspirou, o wolverine animal é capaz de atacar grupos de lobos e até ursos polares para roubar suas presas!

Nenhum comentário: