terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o camaleão

Nome popular: Camaleão comum

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Subordem: Sauria

Família: Chamaeleontidae

Nome científico: Chamaeleo chamaeleon

Nome inglês: Common ou European ou Mediterranean Chameleon

Nome em Italiano: camaleonte comune

Comprimento: até 60 cm

Características: Língua protrátil, cauda preênsil, patas fortes.

Alimentação: Alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados.

Curiosidade:O camaleão se movimenta com extrema lentidão. Para apanhar sua presa, utiliza a língua como se fosse um laço. Consegue, com a velocidadade de um raio, estender a língua quase um metro. O inseto fica preso na ponta pegajosa da língua e logo é tragado. Só com fotografias de alta velocidade é que esse processo pode ser estudado em detalhe.
Existem cerca de oitenta espécies de camaleão, a maior parte delas na África, ao sul do Saara. Esses répteis costumam viver nas florestas e, aparentemente, passam a maior parte do tempo em um mesmo lugar. O camaleão é famoso pela capacidade que tem de mudar de cor. Mas não se deve exagerar quanto a isso.

O camaleão não é incolor: possui uma cor básica, que varia coforme seu habitat. A cor pode ser modificada por influência de luz ou pelas sensações do proprio animal. Um camaleão com fome pode mudar de marrom para preto. Essa modificação é provocada pela atuação do sistema nervoso sobre as células de pigmento. Um camaleão não tolera a presença de outro em seu território, mesmo que seja fêmea. O hábito solitário só é abandonado na época de acasalamento.

Um comentário:

Unknown disse...

O seu texto é realmente muito bom, mas acho que falta um pouco mais de informações. Estou fazendo uma pesquisa e preciso saber como é seu sistema de reprodução, se a espécie tem algum ritual para isso, qual a diferença entre o macho e a fêmea (e, se isso é visível ao nossos olhos). Qual o tipo de reprodução (sexuada ou assexuada), se os pais após os filhotes nascerem permanecem com o filho e dão-lhe comida e cuidado...? Se puder me responder, Grata.